O compromisso com a Segurança é o principal valor da Ferroport, e essa Segurança envolve também a proteção à privacidade e aos dados pessoais de todos os envolvidos em nossas atividades. Essa página visa dar publicidade ao compromisso da empresa com a segurança e a transparência no tratamento desses dados, conforme previsto nas leis de proteção de dados pessoais vigentes.

Em quais atividades a Ferroport coleta dados pessoais?

A atividade portuária envolve também o tratamento certos dados pessoais, o que estabelece o do compromisso da Ferroport com sua segurança.

Os dados pessoais utilizados pela empresa são coletados para a realização de certas atividades, tais como:

  • Programas de Estágio, Jovem aprendiz e demais processos seletivos;
  • Canal de denúncias;
  • Acesso às unidades operacionais e administrativas da Ferroport;
  • Atendimento humanitário; e
  • Assistência às comunidades do entorno do Terminal.

Além de tais atividades, são coletados dados pessoais de empregados, fornecedores e contratados. O tratamento destes dados está regulado em documentos específicos e fornecidos aos envolvidos.

Quais são os dados tratados pela Ferroport?

A lista de dados geralmente coletados inclui:

• Dados cadastrais: A Ferroport poderá tratar seus dados cadastrais tal como nome, endereço, data de nascimento, filiação, e número de documento de identificação (RG e/ou CPF), caso faça uma visita ao Terminal, participe de algum programa de relacionamento com a comunidade ou se cadastre em um processo seletivo

• Informações de contato: A Ferroport poderá tratar o seu e-mail e/ou telefone para entrar em contato com você sobre algum assunto envolvendo o Terminal, ou mesmo quanto ao andamento de um processo seletivo;

• Informações disponibilizadas por você no currículo, em plataformas de recrutamento e seleção ou em programas de relacionamento com a comunidade;

• Informações disponibilizadas por você em entrevistas e em eventuais testes realizados pela Ferroport

Mais informações sobre o tratamento de dados pessoais em processos seletivos, acesse nossa Norma de Privacidade para Terceiros.

Qual a finalidade da coleta e tratamento de dados pessoais?

A coleta e o tratamento de dados pessoais são realizados para finalidades legítimas, explícitas e específicas. A maioria das informações pessoais são fornecidas diretamente pelos titulares, por uma das seguintes razões:

  • Entrar em contato durante o andamento das nossas atividades;
  • Para navegação nos nossos sites e aplicações de forma segura;
  • Para podermos realizar nossas atividades, receber e realizar pagamentos e prestar assistência; ou
  • Para execução de atividades regulares com usuários de atividades oferecidas pela Ferroport.

Mais informações sobre as finalidades e bases legais para coleta e tratamento desses dados podem ser encontradas nos termos específicos de cada serviço.

A Ferroport armazena as provas de consentimento opt-in (expresso) quando esse consentimento é considerado, pelas legislações de privacidade aplicáveis, imprescindível para o processamento dos dados. Da mesma forma, caso haja a revogação do consentimento, a prova de tal revogação também é armazenada.

Quais são os direitos dos titulares em relação a seus dados pessoais?

O titular do dado pessoal possui os seguintes direitos em relação aos seus dados, na medida em que tais direitos sejam reconhecidos pelas leis aplicáveis:

  • Receber informações claras e completas sobre o tratamento de seus dados pessoais, incluindo sobre as hipóteses de compartilhamento de dados pessoais;
  • Solicitar o acesso a seus dados pessoais e/ou a confirmação da existência de tratamento de dados;
  • Solicitar que retifiquemos quaisquer dados pessoais imprecisos, incompletos e desatualizados;
  • Se opor às atividades de tratamento, solicitar a anonimização e eliminação de dados pessoais, em circunstâncias específicas;
  • Solicitar a portabilidade de seus dados pessoais;
  • Revogar o consentimento a qualquer momento, quando a Ferroport tratar seus dados pessoais com base no consentimento;

Solicitar a revisão de decisões automatizadas que possam afetar seus interesses.

É possível exercer esses direitos entrando em contato conosco através do e-mail de contato do Encarregado de Dados da Ferroport, que se encontra ao final dessa página.

Como a segurança dos dados pessoais é garantida?

A Ferroport utiliza medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger seus dados pessoais contra tratamento desautorizado ou ilegal e contra perda acidental, destruição ou danos.

Seus dados pessoais são armazenados de maneira segura em equipamentos protegidos. Apenas um número limitado de pessoas terá acesso a tais equipamentos e apenas indivíduos com motivos legítimos terão acesso a seus dados pessoais.

Por quanto tempo os dados são retidos?

Armazenamos e mantemos dados pessoais: (i) pelo tempo exigido por lei; (ii) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (iii) pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse da Ferroport, conforme o caso. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos:

  • Quando a finalidade pela qual os dados pessoais do Candidato foram coletados for alcançada e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade;
  • Quando o Candidato estiver em seu direito de solicitar o término do tratamento e a exclusão de seus dados pessoais e o fizer; e
  • Quando houver uma determinação legal neste sentido.

Nesses casos de término do tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável, tais dados serão eliminados imediatamente.

Canal de Comunicação

Para entrar em contato com a equipe de privacidade e com o encarregado de dados da Ferroport (Eduardo Monteiro), clique no link abaixo:

Portal de Privacidade da Ferroport