
Acionistas
A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, empresa que atua no setor de infraestrutura e logística.
A Anglo American é uma empresa global de mineração que fornece as matérias-primas essenciais para o desenvolvimento econômico e a vida moderna. O portfólio diversificado de produtos abrange todo o ciclo de desenvolvimento econômico e as operações de mineração, projetos de expansão e as atividades de exploração e comercialização, que estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, níquel, fosfato e nióbio.
O Sistema Minas-Rio busca atingir sua capacidade máxima de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. Inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação.
Saiba mais em: http://www.angloamerican.com.br
A Prumo é uma empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística. Atualmente constrói e desenvolve o Porto do Açu, que possui 17 km de píeres, área de 90 km² e é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).
O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, pode receber navios do tipo Panamax, Capesize e Very Large Crude Carrier – VLCC.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás.
Saiba mais em: http://www.prumologistica.com.br